quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

NOTICIA GEOLOGIA - Google homenageia Nicolas Steno

 
O cientista contribuiu para o estudo de fósseis e depois tornou-se bispo da Igreja Católica

O Google homenageia nesta quarta-feira Nicolas Steno com uma arte em comemoração ao 364º aniversário do dinamarquês. Steno foi pioneiro no estudo prático de geologia e anatomia, e desenvolveu importante contribuição para conceitos como fósseis, por exemplo.

Antes de Steno seus contemporâneos acreditavam que os fósseis surgiam naturalmente nas rochas, ou que teriam caído da Lua e não compreendiam do que se tratava o material encontrado em algumas rochas com formato de dentes de tubarões. Logo, o dinamarquês comprovou que o material encontrado em forma de dente de tubarão nada mais era que reais dentes de tubarão que foram depositados no local onde a rocha se formava.

Religião de Nicolas 

Apesar de ter sido criado na fé luterana, ainda assim não deixou de questionar os ensinamentos que recebeu, algo que se tornou importante quando estudou o catolicismo. Após diversas pesquisas teológicas, Steno decidiu que a Igreja Católica, e não a Igreja Luterana, era a autêntica igreja, e como consequência converteu-se ao catolicismo.

Após a conversão de religião, o cientista deixou de lado os estudos científicos. O geólogo, que nasceu no dia 11 de janeiro de 1638 na cidade de Copenhaga, Dinamarca, acabou seus dias como bispo e teria morrido após muito sofrimento em Schwerin em 1686.

Doodles

Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, e são geralmente utilizados para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.

O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio do ano passado, em homenagem aos 30 anos do clássico game.

Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa em comemoração ao guitarrista americano Les Paul. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual. 


 Confira aqui todos os doodles

Extraído de: http://www.band.com.br/noticias/tecnologia/noticia/?id=100000479194

________________________
Muito bom, gostei da homenagem e o reconhecimento pelo trabalho de um dos pais da Geologia.


Professor Elias Santos Junior
Manaus - Amazônia - Brasil

Um comentário:

geocrusoe disse...

Não haja dúvida que a homenagem da google despertou na comunidade de geólogos muitas notícias sobre Nicolau Steno... eu também falei do assunto e vários outros blogues de colegas nossos também falaram do mesmo assunto, fugi à google só para não ser repetitivo, mas a homenagem é a mesma e a fonte também

WORKSHOP DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL EM MANAUS - Prof. Elias Santos Junior

Em tempos de crise como a que estamos vivenciando nos últimos anos fica extremamente evidente que é necessário se reinventar, adquirir...