sábado, 19 de fevereiro de 2011

EVENTO: EVENTOS EXTREMOS: FENÔMENOS NATURAIS OU CONSEQÜÊNCIAS DAS AÇÕES HUMANAS?


Seis estados duramente atingidos por estes fenômenos, no Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Nova Friburgo, Teresópolis, Itaipava e Petrópolis; em Santa Catarina: Blumenau, Itajaí e região; em São Paulo: Atibaia, Franco da Rocha e a própria Capital, Pernambuco e Alagoas, onde as cheias de agosto de 2010 que destruíram cidades e as estiagens no Rio Grande do sul devastando a agricultura local.

A ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, em parceria com a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos, com a ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental e com a ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica promove a Mesa Redonda “EVENTOS EXTREMOS: FENÔMENO NATURAIS OU CONSEQÜÊNCIAS DAS AÇÕES HUMANAS ?”  no dia 28 de fevereiro de 2011, na cidade de São Paulo – SP.

De forma inédita, este assunto será abordado em todos seus aspectos, por especialistas das áreas de Hidrologia, Geologia e Engenharia Geotécnica.

Cada vez mais freqüentes no Brasil, os eventos extremos estão em pauta em todas as discussões. É certo que haverá um próximo, quando e onde são as dúvidas.

Muitas vidas estão sendo perdidas ano a ano, ações paliativas em momentos de desespero são tomadas, muito dinheiro a disposição, mas os problemas permanecerão, pois até hoje não se trabalhou na PREVENÇÃO !

Enchentes, deslizamentos, secas / estiagens provocam a perda de centenas de vidas, mas afinal são fenômenos naturais ou reações às ações humanas e reflexos das variabilidades climáticas?

Essa Mesa Redonda objetiva discutir as causas destes fenômenos, se de fato houve aumento em suas ocorrências nos últimos anos, causa e efeitos dos problemas de planejamento urbano, respeito do homem à natureza, a responsabilidade do poder público, das entidades civis e da população.

Participe e traga sua idéia visando contribuir com esta rica discussão.

Logo após esta Mesa Redonda, teremos a Solenidade de Posse da Nova Diretoria da ABAS (Gestão 2011 / 2012), seguida de um Coquetel, conforme programação abaixo.

Data: 28 de fevereiro de 2011

Local: Auditório do Centro Brasileiro Britânico, situado na Rua Ferreira de Araujo, 741, Bairro de Pinheiros na cidade de São Paulo – SP.

PROGRAMAÇÃO
HORÁRIO
ATIVIDADE
13h30
Recepção aos participantes
14h00
Início das Atividades
Presidente: ABAS – Geólogo João Carlos Simanke de Souza
Moderador: Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos
14h15
Palestra: ABRH – Engenheiro Mario Thadeu Leme de Barros
15h00
Palestra: ABGE – Geólogo Fernando Facciolla Kertzman
15h45
Palestra: ABMS – Engenheiro Paulo Henrique Dias
16h30
Palestra: Jornalista convidado
17h15
Debates
18h00
Cerimônia de Posse da Nova Diretoria da ABAS
18h30
Coquetel de Confraternização

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até o dia 23 de fevereiro somente através do site: www.abas.org/eventosextremos

Sujeito a disponibilidade de vagas!

INFORMAÇÕES:

Acqua Consultoria
Fone: (11) 3868-0726

PROMOÇÃO

ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos
ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental
ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica


APOIO

APG – Associação Paulista de Geólogos


Nenhum comentário:

WORKSHOP DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL EM MANAUS - Prof. Elias Santos Junior

Em tempos de crise como a que estamos vivenciando nos últimos anos fica extremamente evidente que é necessário se reinventar, adquirir...