terça-feira, 19 de outubro de 2010

DESLIZAMENTO DO PORTO EM MANAUS - FENOMENO NATURAL OU DESCASO?


Essa semana ocorreu em Manaus o deslizamento no pátio do maior porto de carga e descarga da cidade, agora se discute quais as causas do acidente.
 
Chegou-se a cogitar que fosse causado pelo Fenômeno das “terras caídas” muito comum nas margens do Rio Amazonas.

Em 1999 tivemos um desastre semelhante nas proximidades, destaca-se que a orla fluvial de Manaus, banhada pelo Rio Negro que após sua desembocadura passa a formar o Rio Amazonas não temos terras caídas, fenômeno natural em que as margens solapam, na realidade estes deslizamentos são fruto da ocupação inadequada dos terrenos, como já apresentado em inúmeros trabalhos desenvolvidos neste trecho do Rio Negro.

Porem parece-me mais fácil culpar a natureza do que responsabilizar os autores do projeto, os executores e licenciadores.

Algumas coisas ficam evidentes em minha opinião, primeiramente percebe-se que a infraestrutura de atendimento em situações emergenciais ainda e precária, e isso tem que ser resolvido rápido tendo em vista que Manaus e a metrópole da Amazônia e recebera partidas da Copa 2014 de Futebol e que, pelo que tudo indica houve erro no projeto de construção do porto, e mesmo assim houve o licenciamento por parte dos órgãos responsáveis.

Esperamos que eventos como esses sejam evitados, e que principalmente exista a assistências as famílias dos funcionários.

Professor Elias Santos Junior
Manaus – Amazonas - Brasil
___________________________
Outros links relacionados ao tema:


Nenhum comentário:

WORKSHOP DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL EM MANAUS - Prof. Elias Santos Junior

Em tempos de crise como a que estamos vivenciando nos últimos anos fica extremamente evidente que é necessário se reinventar, adquirir...